Assassino de Assassinos - Os Jogos Vorazes do Predador

Predador é um filme de 1987 que embora muito seja falado que seria um filme de ficção científica, ou mesmo uma ficção científica de terror; talvez tentando pegar o embalo de Alien; eu considero um filme de ação.

O filme é de uma década que privilegiou e praticamente sacramentou os filmes de ação tendo como ícones do estilo Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, sendo que este último é o protagonista do filme.

Podemos entender predador como um safari, mas nesse caso você tem a ótica da presa e não do caçador.

Predador de 1987, é um filme muito bom, ganhou notoriedade e criou um genero que acabou sendo replicado em outras obras, inclusive em suas proprias sequências; Predador  2 (1990), O Predadores (2010), Predador(2018) e A Caçada (2022). Depois disso houveram alguns crossover com a franquia Alien; e estamos às vésperas de Predador: Terras Selvagens promessa para novembro de 2025.

Mas nesse ano a 20th Century Studios lançou uma animação da franquia Predador, Assassino de Assassinos, você pode ver no Brasil no Streeming do ratinho de orelhas redondas.

Assassino de Assassinos; doravante somente AA, porque não vou ficar digitando esse nome toda hora, muito grande né; AA está classificado no Brasil com recomendação de 16 anos.

A animação tem o estilo de Arcane, ambos utilizam animação 3D, porém recursos diferentes o que os fazem parecidos mas ao mesmo tempo únicos.

Toda a iluminação, desenhos, ação são primorosas, o recurso ao estilo aquarela, traz velocidade que no caso de um filme de predadores faz todo o sentido do mundo (nosso e deles kkkkkk).

No caso da animação, embora seja um filme de 107 minutos, ele poderia ter sido divido em 4 episódios isolados que também funcionaria. 

O filme acompanha 3 caçadas distintas em três épocas distintas; a primeira parte vemos uma familia viking buscando vingança em 841 EC; e o predador acompanha essa matriarca (Ursa) que é uma lutadora excelente, ela junto com seu pequeno clã invade o rival, e numa luta sangrenta ela alcança seu objetivo, a velocidade das cenas a coreografia de luta os recursos gráficos e sonoros são muito bem feitos, eu assisti dublado e não me incomodou em nada. Após ela ter sua conquista já começa o embate com o Predador, ele não causa estranheza ou mesmo recuo de sua parte pois ela o vê como um ser de sua mitologia e o enfrenta pela sua vida, pelo desespero de poder perder seu filho e por ser uma guerreira. Ela acaba derrotando o Predador, mas acaba perdendo seu filho o que a torna muito mais feroz que o natural dela, afinal mexer com uma mãe é muito perigoso.

Já na segunda história ela se passa no Japão na época de samurais em 1609 EC, devido a uma desavença familiar dois irmãos (Kenji e Kiyoshi)crescem carregando uma grande amargura na relação que fazem eles se afastarem, até que um dia um dos irmão decide buscar vingança e invade o feudo do irmão que herdou de seus pais, em uma luta de espadas e técnicas ninjas um predador tem sua atenção capturada, até que ele decide enfrentar o irmão que parece ter ganho a batalha, já que um deles despenca do palácio que estava em um morro. Em uma luta desesperada contra o Predador, que se inicia no palácio indo parar na planície que o outro irmão caiu são belas coreografias de luta com um efeito de animação muito bem dirigido, novamente o Predador não é encarado como algo totalmente fora da realidade da presa pois, ele o encara como um Oni (demônio) provavelmente devido a sua irá pelo irmão. Durante a luta o outro irmão se revela ainda vivo e participa da contenda, e assim os dois irmãos conseguem vencer o predador, mas custa a vida de um deles.

Já o terceiro embate se passa em 1942 em plena 2º Guerra Mundial, embora para mim seja o humano mais sem carisma na animação é um desafio diferente dessa vez, o John Torres é um mecânico de aviões em um porta aviões, e nem é um bom mecânico. Durante um ataque os aviões acabam sendo abatidos por algo que eles desconhecem. Torres percebe um material desconhecido utilizado para derrubar um dos aviões e tenta descobrir o que é e percebe ser algo que provavelmente não deveria estar ali. Quando ele percebe que a equipe de aviadores estão em perigo ele pega uma avião inferior que estava em manutenção e parte para avisar a equipe, e aí tem uma batalha aérea com o Predador, isso torna esse episódio interessante, afinal desta vez vemos o Predador em um ambiente diferente da caçada habitual em terra. As armas que utiliza é muito superior aos dos humanos e a possibilidade de alguém sobreviver é praticamente nula, Torres consegue entender a visão de calor utilizada pelo predador e seus sistemas e usa isso como uma vantagem, acaba levando a nave do predador em direção a uma bateria antiaérea de seus inimigos e num último ato de desespero utiliza a própria arma do predador contra ele, vencendo a batalha.

Já no quarto e último ato, percebemos que os três algozes humanos são levados pelos predadores para um planeta distante, é mostrado que eles mantém vários matadores de Predador em hibernação, quando eles querem fazer uma competição como em uma arena, onde eles devem se enfrentar e aquele que ganhar enfrentara o Predador aparentemente governante ou rei da raça ou daquela área, não fica muito claro.

Bom acaba que novamente Torres que dos 3 é o mais improvável acaba conseguindo fugir com uma nave enquanto a Viking se sacrifica para libertá-los.

Mas não sabemos qual é o resultado dessa fuga, afinal para onde eles vão já que eles estão em uma planeta desconhecido, e com vários predadores em suas cola.

Mas no geral Assassinos de Assassinos é um bom filme, tem várias pontas em aberto, e algumas sem explicações que na verdade não necessitam tanto de explicação. 

Mas eu gostaria de saber mais sobre o desenvolvimento dessa civilização, afinal como pode uma raça de caçadores, praticamente uns punks espaciais, terem desenvolvido uma tecnologia tão avançada, como foi que eles criaram esse código, como será seu sistema de governo, como essa sociedade se comporta? Todo mundo deve ser caçador e seguir o código? Ou será que podem ser engenheiros, médicos, administradores?

Consegue imaginar o predador com uma pasta tipo executiva, chegando em casa depois de um dia de trabalho, onde teve de contabilizar o lucro de uma caçada televisionada e dando um beijo na esposa?

As fêmeas podem caçar, eles tem fêmeas?

Sei que o universo dos predadores tem expansão em livros e quadrinhos, mas quem sabe isso um dia não apareça nos filmes.

Assassino de Assassinos da franquia Predador é uma boa diversão que vale a pena você assistir.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *